Quem Somos, Grupo, Politica de Qualidade, A Nossa História, Projetos confinanciados pela UE

Quem somos

A AMI – Tecnologias para Transportes, SA. existe desde 1989 e está actualmente localizada em Braga, dedicando-se ao desenvolvimento, comercialização, instalação e assistência técnica de sistemas automáticos de gestão e controlo.

Desde muito cedo, a AMI-TT direcionou a sua atividade para o desenvolvimento de softwares de gestão de informação vocacionado, essencialmente, para as redes de transporte terrestres. Nesse âmbito, a AMI-TT tem vindo a enriquecer o seu historial, identificando as necessidades de automatização subjacentes a este negócio e os benefícios em termos de eficiência e eficácia que os sistemas de informática acarretam para este sector de actividade.

Para reforçar a sua competitividade e posicionamento no mercado, a AMI-TT tem produzido nos últimos anos diversas soluções, ao nível de hardware e software, especializando-se no desenvolvimento de software de gestão para o sector de transportes rodoviários de passageiros.

Para além de ter vindo a enriquecer o seu portfólio de produtos próprios com novas aplicações de software desenvolvidas inhouse, apostou também em dispositivos de hardware recentemente concebidos em parceria com entidades externas pertencentes ao Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Fruto desta última aposta, a AMI-TT tem ganho vários concursos públicos, para o fornecimento de centenas de máquinas de bordo (DATACAR).

Por outro lado, a AMI-TT tem a pretensão de diversificar o seu mercado, entrando nos sectores de transportes de mercadorias e de matérias perigosas.

Além disso, a empresa tem a título permanente, e em regime de exclusividade, uma equipa de Assistência Técnica e suporte ao cliente. Esta equipa responde a todo o tipo de pedidos de apoio, quer em hardware como em software, realizando, ainda, ações de manutenção preventiva.

Existe, também, um núcleo de I&D (Investigação & Desenvolvimento) com o objectivo de reforçar a aposta na conceção de novas soluções e aperfeiçoar as já existentes no portfólio da empresa, tendo sempre em mente a melhoria contínua e a atenção permanente às necessidades dos clientes.

A constituição formal do departamento de Desenvolvimento de Produto, permite à AMI TT dar continuidade à sua estratégia de expansão de produtos próprios, quer através de parcerias, quer através de recursos internos. No primeiro cenário, que se aplica mais ao desenvolvimento de hardware, a disponibilidade de competências internas tem permitido assimilar de forma mais fácil e rápida o know-how produzido. No segundo cenário, mais diretamente ligado ao desenvolvimento de software, a disponibilidade de recursos humanos afetos integralmente e em exclusivo à atividade, permite um processo mais profissional, controlado, e menos suscetível a grandes desvios face ao planeado.

A AMI-TT desenvolveu ao longo destes 25 anos uma relação de trabalho e, acima de tudo, de confiança com os seus clientes. Isto deve-se fundamentalmente à assimilação das necessidades e à sua grande dedicação ao mundo dos transportes que por vezes é tão complexo e difícil de entender. Além disso, as suas soluções têm um baixo custo de manutenção e de evolução.

Actualmente, a AMI-TT encontra-se altamente empenhada no fornecimento de soluções “chave-na-mão”, baseadas na área da bilhética e da informação a nível de transportes interurbanos, suburbanos e urbanos.

Grupo

A AMI – Tecnologias para Transportes (AMI-TT) faz parte de um grupo de três empresas, distribuídas por Portugal, Espanha e França.

AMI-TT é a empresa-mãe e está localizada em Braga, Portugal. Para ver mais informações, visite o separador Contactos.
DATACAR Technologies du Transport tem o seu escritório em Isle Sur La Sorgue em França. Para saber mais sobre a mesma, consulte a versão francesa do nosso site.
DATACAR Tecnologias del Transporte tem a sua sede em Madrid. Para mais informações, consulte a versão espanhola do nosso site.

Política de Qualidade

“A Administração da AMI – Tecnologias para Transportes, S.A. tem uma Política fundamentada na sua Missão, assumindo-a com os seus clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade ao declarar que:
A nossa missão é destacar-nos no mercado dos sistemas de bilhética através do exceder, de forma continuada, as expectativas dos nossos clientes, colaboradores e fornecedores.

  • Ouvindo os clientes e satisfazendo as suas necessidades
  • Mantendo uma visão de inovação baseada na melhoria continua pois acreditamos que isso é o garante de um crescimento sustentado
  • Encorajando o envolvimento criativo e crítico de todos os colaboradores de um forma construtiva.”

A Política é reavaliada com a evolução das solicitações do mercado para promover o valor das nossas soluções, a melhoria contínua do desempenho da organização e a conformidade nos requisitos contratuais, normativos e legais.

Pilares Estratégicos

A acção estratégica da AMI-TT assenta nos seguintes pilares estratégicos:

  • Adquirir e manter a confiança dos clientes
  • Garantir crescimento sustentado
  • Aumento da competitividade das soluções AMI
  • Aumento da eficiência

A nossa história

AMI-TT é certificada em qualidade. Iniciamos a nossa actividade em 30 de Maio de 1989, na Póvoa de Lanhoso, com a denominação social AMI – Comércio de Equipamentos de Informática, Lda.

2003 – Apresentamos ao mercado a solução DATACAR System.

2004 – Disponibilizamos ao mercado uma nova solução DATACAR System.

2007 – Diversificamos a oferta com o DATACAR Connect.

2008 – A Empresa alterou o pacto social, passando a sociedade anónima e adotando a denominação: AMI – Tecnologias para Transportes, S.A.

2009 – Surge o DATACAR MMI.

2012 –  é o ano em que nasce o DATACAR TUBE.

2014 –  A nossa oferta na área de informação embarcada foi consolidada o lançamento do DATACAR MMIV.

2015 –  Foi apresentada a evolução do software DATACAR Place V4 para o DATACAR Place V5 (Front Office).

2016 –  Surge um novo conceito de título de transporte, o Cartão Moeda.

2017 – Lançamento do site de vendas e recarregamentos on-line de títulos de transporte (sem contacto) totalmente integrado com a nossa solução de bilhética.

Saber mais

Projetos confinanciados pela UE

Designação do projeto: CMUT .: Contextual Mobility for Urban Transports

Código do projeto: NORTE-01-0247-FEDER-038511

Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção: Norte

Entidade beneficiária: AMI – TECNOLOGIAS PARA TRANSPORTES, S.A.

Data de aprovação: 20-09-2018

Data de início: 01-10-2018

Data de conclusão: 30-09-2020

Custo total elegível: 636.565,81 € (seiscentos e trinta e seis mil, quinhentos e sessenta e cinco euros e oitenta e um cêntimo)

Apoio Financeiro da União Europeia:

  • FEDER 491.682,30 € (quatrocentos e noventa e um mil, seiscentos e oitenta e dois euros e trinta cêntimos)

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

  • Desenvolvimento de uma plataforma inteligente de apoio aos operadores de transportes públicos e respetivos utilizadores, que facilite a tomada de decisões de planeamentos de rotas, e alocação e gestão de recursos humanos, baseado na informação fornecida pelos utilizadores e sensores em contexto de IoT (Internet of Things);
  • Previsão da Probabilidade de Sucesso: Alta (80% a 100%).
  • Indicador de resultado: Índice P – Investimento em I&D no Valor Acrescentado Bruto (VAB): 11,39%.